O Fluminense entra em campo nesta segunda-feira, às 19h30, para enfrentar o Vasco pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube terá um encontro com um passado recente e vencedor. Do outro lado, terá o técnico Fernando Diniz como adversário.
Responsável direto pela conquista da Conmebol Libertadores 2023, Diniz é idolatrado por uma geração de tricolores e ainda tem laços muito fortes com o clube e com parte dos jogadores do atual elenco.
O Flu tem no elenco atual 13 remanescentes do grupo campeão da América sob o comando de Diniz. São eles: Fábio, Samuel Xavier, Martinelli, John Kennedy, Ganso, Keno, Cano, Guga, Manoel, Thiago Santos, João Neto, Lima e Vitor Eudes.
Se no grupo há uma dezena, entre os titulares que devem ser utilizados por Zubeldía nem tanto. Apenas Fábio, Samuel Xavier, Martinelli e John Kennedy devem começar jogando entre os que trabalharam com o técnico.
Fluminense e Vasco travam duelo com ares de prévia para a semifinal da Copa do Brasil, que acontece em dezembro entre os dois times.
O conhecimento vale para os dois lados. Assim com o treinador conhece alguns dos jogadores que estarão em campo do outro lado, o elenco sabe exatamente como ele gosta que suas equipes joguem e o que pede dos atletas.
– Sabemos que vai ser um grande jogo. Já começa na segunda-feira contra o nosso ex-treinador. Sabemos bem o que ele pede. Estamos focados, vamos trabalhar esses dias aí. Professor já sabe o que fazer, vamos trabalhar para buscar essa vitória e depois a classificação para a final lá na frente. Vamos ver qual vai ser a estratégia do Zubeldía. O que ele vai pedir para a gente. Alguns jogadores aqui ele [Diniz] conhece. Vários já saíram. Ele conhece os que trabalhou. Vamos preparar e analisar também – destacou Lima, em entrevista exclusiva ao ge.
O retrospecto dos encontros recentes é totalmente favorável ao Fluminense. Desde a saída de Diniz das Laranajeiras, no ano passado, foram dois encontros com vitórias tricolores em ambos. Contra o Cruzeiro no Brasileirão de 2024 e, a mais recentemente, contra o Vasco, no primeiro turno do Brasileirão 2025.
O Flu já enfrentou o treinador sete vezes, venceu cinco e perdeu duas, ambas em 2020 contra o São Paulo. Nos confrontos entre treinadores, tudo igual. Diniz e Zubeldía duelaram quatro vezes com duas vitórias para cada lado. O dado curioso é que as duas equipes fizeram gols em todos esses jogos. Promessa então de um jogo aberto na segunda-feira.
Fonte: ge