Nuno Moreira marca contra todos rivais cariocas do Vasco e ganha elogios de Fernando Diniz

A vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Fluminense convenceu os mais os torcedores que estiveram no Maracanã, na noite desta segunda-feira. Com o brilho da joia Rayan e do português Nuno Moreira, o Vasco soube aproveitar as oportunidades e chegou à terceira vitória consecutiva no Brasileirão pela primeira vez nessa temporada.

Autor do segundo gol, o atacante Nuno Moreira vive uma boa fase na Colina. Após boa troca de passes do Vasco, o camisa 17 acreditou no rebote de Fábio após chute de Andrés Gómez e completou para sacramentar a vitória. Com o gol, o português balançou as redes contra os três principais rivais cariocas (Flamengo, Botafogo e Fluminense). Tudo isso em seu primeiro ano no Vasco. No atual elenco, apenas Coutinho e Vegetti conseguiram o feito.

A marca construída pelo atacante é fruto de uma palavra: oportunismo. No jogo de ida da semifinal do Carioca, contra o Flamengo, Nuno aproveitou a furada de Lucas Freitas na área para finalizar livre e abrir o placar. Já no duelo alvinegro, pela Copa do Brasil, acreditou na cobrança de falta de Coutinho e marcou no rebote. Agora, contra o Fluminense, novamente na sobra, provou que o oportunismo e o posicionamento fazem parte do seu repertório.

Perguntado sobre a atuação de Nuno, o técnico Fernando Diniz rasgou elogios ao português e destacou sua rápida adaptação ao estilo de jogo do Vasco e seu papel tático. O atacante de 26 anos chegou ao clube no início da temporada, rapidamente caiu nas graças da torcida e vive o melhor momento da carreira em números. São nove gols e sete assistências em 45 jogos na atual temporada com o Vasco.

— É um dos jogadores mais inteligentes que eu já trabalhei. Tem muita inteligência para jogar e absorver informação. Ele vai reconhecer o próprio potencial. Caiu como uma luva no Vasco. Fico feliz dele jogar bem, fazer gol e dar assistência. Ele é tático, solidário e ajuda a gente em todas as fases do jogo — disse o treinador na coletiva pós jogo.

Na temporada 2024, o Vasco esteve entre os seis piores ataques do Brasileirão. Hoje, com Diniz, a equipe já superou os números do último ano e possui o quarto melhor ataque da competição. E muito disso passa pela chegada de Nuno, que se tornou um dos pilares do setor ofensivo. Nos últimos dez anos, apenas Yago Pikachu (2017, 2018 e 2019), Gabriel Pec (2021 e 2023), Marrony (2019), David (2024) e Morato (2021) fizeram mais de cinco gols atuando pelas pontas com a camisa do Vasco.

A parceria com Rayan tem sido fundamental para a virada de chave da equipe na temporada. Somados, os atacantes possuem 23 participações em gols no Brasileirão — seis delas nas últimas três partidas — e trouxeram de volta o protagonismo pelas pontas que havia se perdido nas últimas temporadas na Colina. A dupla subiu de produção nessa reta final de temporada e alimenta as esperanças do torcedor em relação a uma disputa de vaga pela Libertadores e o título da Copa do Brasil.

— Partilhar o campeonato com ele é muito bom, é um jogador fantástico. É muito jovem, tem muita força, tem uma qualidade imensa. É um jogador que pode ser muito grande. Eu acredito que ele vai jogar nos melhores do mundo e vai fazer história — disse Nuno na saída do Maracanã.

Comprometido taticamente, como ressaltou Diniz, Nuno consegue desempenhar um bom papel em diferentes partes do campo, ora em dobradinha com Lucas Piton pelo lado esquerdo, ora se aproximando de Coutinho pelo meio.

O Vasco volta a campo contra o Bragantino, no próximo domingo, dia 26, às 16h30. Atualmente, o clube de São Januário ocupa a oitava colocação com 39 pontos. O duelo acontece em Bragança Paulista.

Fonte: ge

Facebook
Twitter
LinkedIn